A atual situação dos Concursos Públicos no Amazonas

A busca pela tão sonhada estabilidade através do concurso público.

Nos últimos anos, muitas oportunidades da busca pela tão sonhada estabilidade surgiram através dos concursos públicos no estado do Amazonas. A primeira vista, as etapas iniciais de concursos como, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Detran andaram conforme edital. A princípio, provas objetivas/discursivas, testes de aptidão, academia, cursos de formação, correram muito bem em alguns certames.

No entanto, situações adversas começaram a surgir. De antemão, situações como, recursos dos mais variados temas, desde erros em elaboração de questões, até questionamento de notas em gabaritos de curso de formação. E tudo aquilo que estava previsto nos calendários começou a atrapalhar o andamento dos concursos.

Do número de vagas e previsão de Cadastro de Reserva

O concurso da Polícia civil conta com um total de 362 vagas. Sendo 62 para Delegado, 62 para Escrivão, 200 para Investigador e 38 para Peritos. Com remunerações iniciais que variam entre 11 e 20 mil reais. O cadastro de reserva, inicialmente é composto pelos classificados listados logo após o número de vagas previsto para cada cargo.

Com edital publicado em dezembro de 2021, o concurso da Polícia Militar, ofertou vagas para cargos de níveis médio e superior.  A princípio, o concurso prevê o preenchimento de 320 vagas para a carreira de Oficial PM; e outras 1.000 vagas para carreira de Soldado PM. Inicialmente, o número de vagas do CR era o mesmo número de vagas disponíveis por cargo, mas que depois de algum tempo, teve esse número multiplicado.

Assim como o edital da PM, foi lançado na mesma época o edital do concurso do Corpo de Bombeiros. Com previsão inicial de 53 vagas para o cargo de 2º Tenente (nível superior) e outras 400 para Soldado Bombeiro nível médio). 10% destas vagas foram ofertadas para o sexo feminino.

Secretaria de segurança Pública – SSP

Outro importante edital lançado em dezembro de 2021 na área da segurança, foi para composição de vagas na Secretaria de Segurança Pública do Estado-SSP. Visando preencher um número de 10 vagas para o cargo de Técnico de Nível Superior e outras 140 para o cargo de Assistente Operacional. Sendo reservado um percentual mínimo de 20% para pessoas com deficiência.

DETRAN/AM

Nessa grande leva de concursos, também foi lançado o edital para o concurso de provisão de vagas para o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas-DETRAN/AM. Este, muito aguardado, pois é o primeiro concurso da instituição em 50 anos de existência. O edital lançado também em dezembro de 2022, ofertou um total de 183 vagas para os mais variados cargos de níveis médio e superior. As vagas abrangem, desde técnico administrativo à analista jurídico, e vai desde examinador de trânsito a arquiteto em nível superior.

Ao final do ano de 2022, foram chamados pelo menos 50 candidatos classificados para assumir as vagas na parte administrativa. Desde então, o certame teve vários percalços, como atrasos no andamento pelas mais diversas peculiaridades, desde Teste de Aptidão Física anulado, até notas lançadas de maneira errada no curso de formação, segundo relatos de candidatos em redes sociais.

De antemão, alguns candidatos lutaram por seus direitos, através de reuniões com as chefias dos órgãos, manifestações, tanto in loco, quanto em redes sociais. A busca por esclarecimentos foram intensas durante todo esse período, pois a ansiedade é grande pelo lado dos classificados, e por muitas vezes faltou comunicação por parte dos responsáveis pelo certame.

Situação Atual

No dia 06/11, o governador do estado Wilson Lima, se pronunciou a respeito da atuação situação e os próximos passos. Em sua fala, anunciou o chamamento de 1.704 aprovados em todos os certames. As publicações oficiais no Diário Oficial do Amazonas (DOE), são aguardadas ansiosamente.

Na última quinta-feira 13/11/2023 a Fundação Getúlio Vargas-FGV, que é a banca organizadora de alguns dos certames, divulgou o resultado final dos aprovados nos concursos da Polícia e Corpo de Bombeiro Militares. Nas próximas semanas, os convocados de PMAM e CBMAM iniciam as matrículas nos devidos cursos de formação, que acontecerá na capital, com a aula inaugural prevista para o dia 01/12.

A imagem futura de candidatos que almejam ingressar na polícia militar. Fonte: o primeiro Portal.

Já no caso do DETRAN, o próximo passo, é a entrega de exames e perícia médica, pois já se trata de um estágio mais avançado de tal certame. Antecipadamente, já ocorreu o curso de formação referente a todos os cargos para nível superior, e os aprovados aguardam ansiosamente para iniciarem suas novas carreiras.

Aula inaugural do curso de formação para cargos de nível superior do DETRAN. Fonte: DETRAN/AM.

Durante todo o período dos concursos, houveram muitos questionamentos, dentre os principais o atraso nos cronogramas previstos. Apesar de estarem todos dentro de suas validades iniciais, as vozes do governo, através do próprio governador, ou dos titulares das pastas, sempre foram voltadas para o cronograma físico-financeiro. Primordialmente, para se fazer um concurso é feito inicialmente alguns levantamentos através de estudos, principalmente de impacto financeiro. Desta maneira, não cabe a desculpa de que esta fase esteja sendo estudada no decorrer do certame.

2 thoughts on “A atual situação dos Concursos Públicos no Amazonas”

  1. Acho que o governador Wilson já conseguiu o que queria com a coletiva quer era a verba do ministério Flávio Dino. Como já foi liberado, o governador está cagando para os concursados, o dinheiro já está na conta mesmo.
    Enquanto isso o Detran AM continua indivíduo a lei 14229/21 que agentes de trânsito tem que ser funcionário efetivo do órgão, o que o Detran AM não possui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top